O livro “Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores”, de Darren Bridger, apresenta um dado muito interessante. Segundo o autor, um estudo realizado pela Microsoft no Canadá concluiu que a atenção focada caiu de 12 segundos em 2000 para 8 segundos em 2015. Esse dado foi considerado, pela revista Time, inferior à suposta capacidade de concentração de peixes dourados de aquário, que seria de 9 segundos.
O excesso de informação da sociedade moderna deixou as pessoas mais ansiosas. Queremos a novidade a todo momento, temos medo de perder alguma informação e ficamos cada vez menos focados no que estamos fazendo.
Os aplicativos usam inteligência artificial para nos seduzir. Eles entenderam e adaptaram suas ferramentas para que fiquemos cada vez mais imersos em informações. Os vídeos são curtos com edições frenéticas. Frequentemente temos que assistir diversas vezes ou pausar para entender o que aconteceu. Ao deslizar dos dedos o próximo vídeo já está na tela para nos seduzir.
É preciso dançar para conseguir a atenção do público, mas não se preocupe, não precisa ser literalmente. Segundo Darren, “somos criaturas visuais. Não evoluímos para leitura, mas sim para observação de imagens. É nosso sentido mais agudo, e o que ocupa mais espaço no cérebro”, e continua “produtos e embalagens com melhor design aumentam o volume e o valor das compras. Em economias avançadas, onde se tornou mais difícil diferenciar os produtos com clareza apenas com base na qualidade ou atributos funcionais, o design é cada vez mais importante como indutor de valor”.
Sua proposta de Neurodesign pretende utilizar novas ferramentas de pesquisa em neurociência, que captam as reações das pessoas a imagens e vídeos com objetivo de melhorar a eficácia dos designs e conseguir reter a atenção do público.
Parabéns, se você chegou até aqui sua atenção está muito mais focada do que um peixinho dourado. 😁 😉
Entenda melhor quais são as técnicas de Neuromarketing no link: Entenda o que é Neuromarketing e como aplicar essa ciência na sua estratégia de marketing
Saiba mais sobre o livro no link: Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores